Vacina contra Covid-19 volta a ser aplicada em Curitiba, com mais de 2 mil doses disponíveis
02/12/2024
De acordo com prefeitura, a previsão é de que o estoque atual de imunizantes seja suficiente para apenas quatro dias. Veja quem pode se vacinar. Curitiba recebe doses e volta a vacinar contra a covid-19
A partir desta segunda-feira (2), a vacina anticovid volta a ser aplicada em unidades básicas de saúde (UBS) de Curitiba. Com 2.125 doses, o reforço da vacinação contra a doença está disponível em 108 unidades da capital paranaense.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Podem se imunizar crianças de 6 meses a 4 anos, pessoas com 5 anos ou mais que façam parte do público prioritário, além de adultos com 18 anos ou mais que não tenham recebido dose da vacina no último ano. Veja quem faz parte do grupo prioritário abaixo.
De acordo com a Prefeitura de Curitiba, com a média diária de 500 aplicações por dia, a previsão é que o estoque seja suficiente para quatro dias de vacinação, a depender da procura.
Com 2.125 doses disponíveis, vacina anticovid volta a ser oferecida em Curitiba
Daniel Castellano/SMCS
A falta de vacinas na cidade se deve por conta de um desabastecimento nacional da vacina anticovid, que fez com que a imunização já fosse interrompida e retomada diversas vezes nos últimos meses.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), as vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI) são fornecidas pelo Ministério da Saúde, que envia os imunizantes aos estados, que repassam aos municípios.
💉Onde tomar a vacina anticovid em Curitiba
A vacina anticovid está disponível nas unidade de saúde em Curitiba enquanto durarem o estoque. Os endereços e horários de atendimento podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba.
Somente a Unidade Ouvidor Pardinho, no Centro da capital, não vacina crianças. Todas as demais atendem a todos os públicos.
A recomendação é que pessoas que tiveram a Covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar. No caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem a ausência de sintomas.
Leia também:
Tragédia: Menina que andou 3 km para pedir socorro após carro cair em represa disse que saiu da água orientada pelo pai; homem afundou em seguida
Despedida: Amigos fãs de motos morrem em grave acidente enquanto voltavam de evento de motocross
Investigação: Homem que mudou de identidade e construiu nova família após matar esposa foi encontrado em trabalho informal em fazenda
Público Prioritário
Calendário Infantil
São indicadas duas doses para crianças entre 6 meses a menores de 5 anos;
Reforço semestral da vacina anticovid.
Pessoas com 60 anos ou mais
Gestantes e puérperas (mães que tiveram filho há até 45 dias);
Imunocomprometidos com 5 anos ou mais.
Reforço anual da vacina anticovid
Trabalhadores da saúde;
Pessoas em situação de rua;
Pessoas com comorbidades com 5 anos ou mais;
Pessoas com deficiência permanente com 5 anos ou mais;
Indígenas, ribeirinhos, quilombolas com 5 anos ou mais;
Moradores e funcionários de instituições de longa permanência;
Pessoas privadas de liberdade, jovens cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privados de liberdade.
Pessoas a partir dos 5 anos de idade que não fazem parte dos grupos prioritários e nunca foram vacinados contra a covid podem se vacinar com o esquema primário: uma dose da vacina contra a covid-19 monovalente XBB.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 PR
Leia mais notícias em g1 Paraná.